Publicado por: tevejolah | novembro 1, 2007

Conhecendo, agora, a Europa (com Cibele)!

 Jacyara Carvalho

As dicas que demos não se aprofundaram no tema Europa, mas a intenção era nos voltar pra quem gostaria de pensar uma viagem, de forma geral. Quem quiser roteiros prontos, sugiro que converse com o Raphael, que não eh expert, mas eh, brasileiramente, esperto para essas coisas. Agora, quem quiser mergulhar em uma bela experiência e aprender um pouquinho mais de alguns lugares do velho continente, leia a entrevista. Com vocês, Cibele Lana, futura jornalista viajada!

 

 

Te vejo lah – Quais lugares você visitou?

Cibele – Então, estive na Itália, nas cidades: Roma, Milão, Trento e Florença. Depois fiz um mochilão com mais seis amigas. Fomos pra Londres, Barcelona e Paris.


Te vejo lah – O que mais chamou sua atenção neles? O que não se pode deixar de fazer lah (pode ser ver, fazer, comer, visitar, assistir…)?

CibeleRoma chama muito a atenção pelas ruínas espalhadas pela cidade. A começar pelo gigantesco Coliseu e Fórum Romano. Esses não dá pra não visitar! Fiquei impressionada pois, se fosse no Brasil, já teriam destruído todos aqueles restos de monumentos (porque às vezes o que está em pé é só uma coluna, ou uma parede, ou uma inscrição) pra construir prédios novos, avenidas… Mas pra quem gosta de história, é muito emocionante tocar coisas construídas há mais de 2 mil anos. Não temos essa riqueza aqui. Ah, e é claro, não se pode deixar de tomar o sorvete italiano, de preferência da sorveteria que fica em frente à Fontana di Trevi!

Milão respira moda, né?! Fiquei impressionada com as vitrines, com as lojas de marca mais famosas do mundo e como eles conseguem vender coisas tão caras (bolsas que chegam a 2 mil euros – qs 6 mil reais). Aconselho não deixar de conhecer a Galeria e a catedral de Milão que ficam numa mesma praça. Apesar de toda essa sofisticação, a cidade ainda mantém os velhos bondinhos como meio de transporte nas ruas.

Trento é uma cidade bem pequena. Lá, é interessante conhecer a catedral onde foi realizado o Concílio de Trento. O que mais me chamou a atenção foi a paisagem. A cidade é toda rodeada por uma cadeia de montanhas coberta de neve, maravilhosaaa!

Florença é a capital mundial da arte. É bem aquelas cidadezinhas de filme, quando eles contam a história de pintores renascentistas famosos. Ruas estreitinhas, quase becos, prédios antigos coloridinhos, e pintores nas calçadas que fazem pequenas telas com paisagens da cidade. Lá não se pode deixar de visitar a “Ponte Vecchio” e o “Museo Accademia” pra ver a estátua David de Michelangelo. Uma das coisas mais fantásticas que já vi na minha vida.

 

 

Te vejo lah – E quanto ao “mochilão”?

Cibele – O mochilão foi verdadeiramente uma aventura. Éramos sete meninas, com mochilas de 10kg nas costas, dormindo em albergues, comendo sanduíche o dia todo, sempre com um mapa na mão e muitaaaa empolgação.

Em Londres, adorei visitar a Tower Bridge que fica ao lado da Tower of London. Dois lugares essenciais pra se conhecer. Lá, como em toda a Europa, o moderno se mistura com o antigo. De um lado é lindo observar a arquitetura do Parlamento Inglês com o Big Ben, do palácio Real, etc..e do outro os prédios modernos, espelhados…Na capital inglesa, não se pode deixar de ir a um pub londrino á noite, tomar uma jarra de 2L de cerveja e conversar com os gringos do mundo todo. Prepare-se e cuidado, você sempre encontra um brasileiro!

Barcelona é diferente de tudo na Europa, por causa do povo. Eles têm o “calor” do povo latino e as feições também. Acredito que seja por conta do clima que é mais ameno. Em frente à Prefeitura tem sempre apresentações culturais, festas, danças. Impossível não ir à Igreja da Sagrada Família pra entrar em contato com o trabalho do famoso arquiteto espanhol Gaudí…Aliás, tudo na cidade tem um toque de Gaudí. Á noite, adorei passear pela famosa La Rambla, uma rua 24h que tem vários barzinhos, lojinhas, etc…é muito agraável.

Paris é fantástica! Lá, não dá pra deixar de conhecer o Louvre e a Torre Eifel, é claro! O que mais me impressionou mesmo foi o Louvre. É possível conhecer todas as culturas do mundo ali dentro. É uma riqueza cultural sem dimensões. Vale muito a pena. Mas requer bastante tempo…o lugar não é pequeno não! Recomendo também o passeio de barco pelo Rio Siena, que te leva a conhecer toda a cidade. E os sanduíches de rua são muitoooo bons!

 

Te vejo lah – Que meio de transporte você recomenda para cada um?

Cibele – Os pés! Hauhauha…de verdade, recomendo pegar um metrô ou ônibus (que geralmente custam a mesma coisa) pra se chegar até o centro ou até as regiões onde se concentram alguns pontos turísticos mais famosos. E a partir daí, andar, andar, andar…é a melhor forma de conhecer os lugares. Basta ter um mapa confiável.

Te vejo lah – Quanto tempo você recomenda pra se passar, no mínimo, neles?

Cibele – No mínimo dois ou três dias. Dá pra conhecer muita coisa, mas o básico.


 

Te vejo lah – Qual a impressão da Europa que ficou na sua cabeça?

Cibele – A impressão que ficou pra mim, foi um pouco a que comentava antes, da convivência entre moderno e antigo.  Todas as cidades têm um pouco disso. Nosso país é muito novinho. Lá as coisas são muito antigas, mas com a modernização, as cidades vêm ganhando um “ar de novas” sem deixar de conviver com o velho.

E uma coisa é verdade: é um continente muito civilizado, no sentido de que as pessoas têm muita educação, apesar de serem “frias”. Tudo é muito lindo, mas muito formal. Nós, brasileiros, estranhamos um pouco, porque as culturas são muito diferentes. Mas vale muito a pena conhecer. A riqueza cultural é enorme!


Respostas

  1. aeeeeee Jacy e Carol! ficou massa!
    adorei!
    hauhauhauhua
    da próxima vez vamos juntas, oks?
    bjuuuss

  2. […] Te vejo lah (entrevista) […]

  3. boas dicas


Deixe um comentário

Categorias